Social Icons

sexta-feira

As cidades do Brasil entre as mais perigosas de 24 países; Mossoró na lista

size_810_16_9_ThinkstockPhotos-469908422

Mossoró
A cada hora, seis pessoas são assassinadas no Brasil, segundo os dados do Mapa da Violência. Localmente, os dados são mais alarmantes. Na região metropolitana de Belém, a cidade de Ananindeua (PA) registrou 608 assassinatos a cada 100 mil habitantes.
Quando se compara estes números com os apresentados por outros 24 países, o município brasileiro de quase meio milhão de habitantes só tem uma taxa de violência menor do que outras cinco cidades de grande porte, segundo um ranking do Instituto Iguarapé. Algumas delas estão inclusive em zonas de guerra, como Aleppo, na Síria.
Mas Ananindeua não é a única no Brasil a apresentar índices de homicídio tão gritantes. As cidades que você vê nas fotos a seguir são brasileiras, têm mais de 250 mil habitantes e registraram ao menos 56 assassinados para cada 100 mil moradores em 2012, segundo dados do Mapa da Violência compilados pelo Instituto Iguarapé.
Para comparar o quadro de violência do Brasil com outras nações do mundo, o instituto fez um levantamento dos números de assassinatos de cidades com mais de 250 mil habitantes em outros 24 países. Ao todo foram analisados 209 municípios – destes, 103 são brasileiros.
O resultado foi apresentado na ferramenta Observatório de Homicídios, lançada no início do mês pela organização. De acordo com os dados do instituto, o Brasil é o 16º país mais violento do mundo com uma taxa de 29 mortes a cada 100 mil habitantes.
Veja, nas fotos aqui, a posição das cidades brasileiras no ranking proposto pelo instituto e as taxas de violência em 2012.
Exame

Fonte: Blog do Márcio Melo via Blog do BG

Nenhum comentário: